Pegada ecológica

Que marcas você quer deixar no planeta? Calcule sua Pegada Ecológica.

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Você sonha junto?





Não sei se ando gastando meus neurônios à toa ou é uma dúvida pertinente.
Religiosidade à parte, ultimamente tenho andado com um sentimento de que todos nós temos uma missão na terra. E esta missão se resume em fazer o bem de diferentes maneiras. Porém a nossa rotina é tão alucinante que não enxergamos o propósito de estarmos aqui e agora. Passamos a vida toda acreditando que devemos conquistar uma felicidade. Mas essa tal felicidade é só a nossa?Quando falamos em felicidade já vem a cabeça planos, sonhos. Sonhamos em ser isso, em fazer aquilo, mas até que ponto o sonho de cada um de nós interfere no sonho do próximo?Deveríamos ter um sonho coletivo, sonhar junto? Almejar uma felicidade que não fosse somente a minha, mas a do meu vizinho ao lado? Ou ter um sonho particular de somente em casar, ter filhos e ter um emprego que me dê estabilidade...

A lei da selva é corra atrás do seu e o resto virá como conseqüência....Porém esta forma de pensar me parece um pouco limitada e egoísta. Só conquistar a minha casa, ter um marido, e um emprego e só, acabou? Minha vida irá se resumir nisso?E as pessoas que não tem a mesma oportunidade que eu, como ficam?

Não tenho nada contra a felicidade pelo contrário, e nem de adquirirmos bens pelo nosso próprio esforço, mas o que me incomoda é que não sei bem se vivendo cada um o seu mundinho particular nós teremos um bem estar social.

Será que o mundo inteiro está vivendo uma loucura coletiva em não perceber que estamos abandonando vidas, almas boas de coração puro sem lhe estender a mão?Aliás não é por isso que vivemos em sociedade, porque precisamos uns dos outros?

Sou ainda romântica demais e a vida ainda não meu sonho é ver meus filhos crescendo em uma sociedade menos desigual, mais humana que se sensibilize com o sofrimento alheio. E que cada um pare de se omitir e cumpra sua missão para não ter que ver sua própria raça se autodestruindo (e eu me incluo nisto!).


5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Ane,

    essa foto e suas palavras só reafirmam o desejo e a certeza de não passar por esse mundo, sem sentir a alegria de acolher corações e vidas solitárias. Acredito sim, que devemos ter um sonho coletivo! É insano demais pensar que existimos apenas para adquirir coisas materiais e nos restringir aos nossos sofrimentos.
    Também não tenho nada contra construir uma vida, mas não entendo como podemos nos enganar com essa falsa felicidade. Precisamos preencher o vazio, libertar nossas almas e sentir, novamente, o pulsar da vida em nossos corações.
    Nunca deixe o romantismo se perder no cinza das relações, que hoje o mundo nos oferece. Apesar de toda a revolta e tristeza, meus pensamentos ainda me conduzem para o caminho da esperança e por uma luta por um mundo mais justo.

    ResponderExcluir
  3. Amiga Anelize

    Falar em função individual de cada um nesta existência é muito complicado. Penso que as pessoas não sabem quem são, ou melhor, o que são e isso, talvez faça com que elas e/ou nós, se vejam monoexistenciais ou limitem o conceito da partilha a uma seleção não natural de semelhantes. Esse individualismo indubitavelmente acompanha a humanidade muito antes dos hebreus e se entenderá, infelizmente, por várias primaveras.
    Acredito em suas sábias palavras por compartilhamos de ensejos parecidos e, para alcançarmos está atmosfera da felicidade coletiva, temos que conceituar de forma universal essa palavra para que todos possam entende - lá como um objetivo tácito-coletivo, pois assim conseguiremos quebrar esse inverossímil padrão atual de felicidade.

    Beijos do Hermann

    ResponderExcluir
  4. Ane!!! Você usou o termo romântica para descrever o seu sentimento coletivo....acredito que é realmente isso que falta nas pessoas nos dias de hoje...às vezes me pego pensando nisso também, que vivemos em inércia....trabalhamos porque precisaos do nosso sonho e porque alguém precisa dos nossos serviços para realizar o seu..... Essa vida corrida e cada dia mais individual tornou as pessoas mais egoistas mesmo e ,como o Maurício disse, vítimas de um padrão de felicidade... Belo pensamento... e falta um movimento para que não fiquemos sonhando sozinhos!

    ResponderExcluir
  5. Ane, vou dar um breve pitaco...

    Não tenho nada contra ou a favor de quem quer trablhar, casar, ter filho ou de quem quer sair pelo mundo em busca de aventuras etc ou de quem não quer fazer nada ou fazer tudo ao mesmo tempo.

    Acho que vale a pena expandir um bocado mais o pensamento. Não somos DEUS. Logo, sabemos algo sobre nós mesmos, pouco sobre quem está perto e nada sobre as outras pessoas. A missão de cada um aqui na Terra, apenas o Criador de cada um de nós sabe qual é. Portanto, não podemos classificar o sonho ou os desejos das outras pessoas e tampouco julgá-los por serem diferentes dos nossos.

    Imagine o seguinte: uma pessoa que casa, trabalha e tem um filho, uma pessoa classificada como comum por aspirantes a jornalistas cheios de verdades em si. Ok. Qual é a missão dessa pessoa? Alguém sabe? E se de repente o que ela deve cumprir aqui seja ensinar ou aprender algo com cônjuge, filho, família, tia da escola ? Alguém sabe o que essa pessoa sente ou pensa? Alguém sabe qual é a necessidade evolutória dela?

    Uma pessoa seria mediocre se não largasse tudo para ir viver aventura, viajando o país inteiro, deixando os pais (que fizeram o melhor por ele) preocupados, sem uma única notícia, numa atitude mimada de "jovem que não se conforma com a sociedade", e acabar morrendo sozinho na selva porquê comeu uma planta errada?

    Hummm...

    Acho que se alguém não se conforma com a sociedade deve FAZER algo para mudá-la, assim como fizeram, cada um ao seu tempo: JESUS, Sidarta Gautama-Budha, Martinho Lutero, Gandhi, Madre Tereza de Calcutá, Martin Luther King Jr., Francisco Cândido Xavier, ou outros que não são famosos, mas que muito fazem pelo próximo.

    Vale pensar se as pessoas querem fazer porque sonham em melhorar o mundo ou se querem melhorar o mundo porque querem entrar para os livros de História como a "boa alma politicamente correta que lutou bravamente para erradicar a pobreza mundial" (nossa, assim vou acabar escrevendo obituários rs).

    Percebe? É preciso saber a real motivação.

    Sabia que podemos salvar uma vida doando um pouco do nosso tempo, com nossos ouvidos e palavras? De repente, isso é tudo o que uma pessoa precisa para não se matar. E, de repente, essa foi a sua missão aqui na Terra.

    Provavelmente, nesse momento, alguém vai te perguntar: "Mas só isso? É isso o que você veio fazer aqui?"

    E Deus vai te dizer : "Meu filho, estou orgulhoso de ti, pois cumpriste tua missão na Terra. Salvaste a vida de teu irmão. Compadeceste de teu semelhante. Amou-o como a ti mesmo!"

    E essa pessoa pode ser o homem "mediocre" que casou ou o aventureiro que "viveu de verdade" a vida.

    Só Deus sabe o que cabe a cada um de nós. Só Ele pode nos julgar porquê só Ele conhece o nosso passado, o presente e o nosso futuro. E só Ele sabe quem realmente somos.

    Lembre-se sempre que com a mesma severidade que julgas, um dia serás também julgado.


    Bom, o pitaco não foi tão breve...

    Beijão.

    Lu.

    ResponderExcluir

Dê o seu pitaco!